quinta-feira, 17 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MUNDO MODERNO

A sociedade atual, possui como principal característica o CONSUMO. As pessoas se tornaram escravas do sistema em que estão inseridas, sendo que suas ações estão inteiramente voltadas para a obtenções de bens, visando com isso alcançar a tão sonhada felicidade, entretanto distanciam-se cada vez mais de tal sentimento.
Propagandas, slogans, símbolos e signos são alguns dos atrativos utilizados pelas grandes empresas para atraírem seus "servos" mas, de todas as estratégias a que vem predominando no sistema capitalista é a chamada OBSOLESCÊNCIA, que pode ser PLANEJADA, quando a vida útil do produto é reduzida propositalmente pelo fabricante; ou PERCEPTIVA, que leva o consumidor a descartar produtos que ainda são totalmente úteis, apenas porque ele "caiu em desuso". Tais estratégias combinadas garantem às grandes empresas lucros gigantescos.
A charge abaixo ilustra o poder de persuasão exercido pelas mídias em conjunto com as grandes marcas.
Fonte: Google Imagens

O vídeo abaixo nos leva a uma intensa reflexão acerca do consumismo, discutindo sobre a atuação do governo, da mídia, e transmitindo-nos dados interessantes:





Nessa era descartável, onde diariamente são descartadas toneladas e toneladas de lixo e extraídas grandes porções de recursos naturais, surgiu a preocupação com o meio ambiente, levando autoridades governamentais, ONG's e a própria sociedade a debater sobre o assunto. Uma alternativa encontrada para "poupar" um pouco a natureza dos contínuos danos sofridos é a reciclagem, que consiste no reaproveitamento de materiais já utilizados que servem como matéria prima para a fabricação de novos produtos.
As vantagens da reciclagem não se restringem apenas ao meio ambiente, mas também se estende para o meio social e econômico. Ambientalmente falando, ela reduz o acúmulo de resíduos e proporciona o uso racional dos recursos por meio do reaproveitamento. Socialmente, a reciclagem cria uma maior participação, conscientização e melhorias ambientais que envolvem e motivam toda a sociedade. No âmbito econômico temos injeção de recursos financeiros, redução de custos produtivos e criação de emprego, renda permanente, aquecimento e estímulos a outros mercados resultando numa melhor qualidade de vida.

O vídeo abaixo nos oferece uma série de dados, falando sobre os impactos do lixo na natureza e a importância da reciclagem:



   


O vídeo abaixo é um depoimento de um catador de lixo que fala sobre a importância e impacto social da reciclagem, que ajuda na reintegração de indivíduos até então "excluídos" da sociedade.



A importância da reciclagem é indiscutível, porém caso as grandes empresas estivessem verdadeiramente preocupadas com a situação ambiental, como exibem em seus anúncios, não seria melhor aumentar a vida útil de seus produtos? Pence bem, dobrar a vida útil de um produto significa reduzir pela metade o lixo e a poluição gerada na fabricação, reduzindo também a descartabilidade de tal produto.  
O mundo atual exige uma sociedade mais consciente e mobilizada a assumir uma postura mais atuante e propositiva, questionando seus comportamentos, produtos e serviços, exigindo a participação dos setores público e privado na formulação de políticas públicas sustentável desenvolvimentista com responsabilidade ambiental e inclusão social. 




VEJA AGORA ALGUMAS APLICAÇÕES DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS:















































































FONTES:
Imagens: Google Imagens
Vídeos: You Tube
Texto:

REFERÊNCIA:
  • Reciclagem: Sua Importância e Impacto Econômico e Ambiental - Por: Rodrigo Ferreira; Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/reciclagem-sua-importancia-e-impacto-economico-e-ambiental/50722/




Nenhum comentário:

Postar um comentário