sexta-feira, 13 de junho de 2014

Necessidade X Capitalismo

Após um longo dia de trabalho e/ou estudo, sentamos em frente e TV e de repente.... Somos bombardeados por milhões de informações, anúncios de vendas, desenhos animados, marcas mundialmente reconhecidas, novelas, ofertas de emprego. Você já reparou quantos minutos em 24h do dia passam programas educativos ou que desestimulem o consumo?

Fonte: Google Imagens

Se por algum motivo não concorda com a pequena pergunta acima, veja a imagem a seguir:

Fonte: Google Imagens

Com certeza conseguiu reconhecer mais de 5 logotipos e/ou marcas acima, então bem vindo ao mundo CAPITALISTA!



Atualmente, vivemos em um mundo no qual  90% das pessoas são condicionadas a pensar que para ser feliz é necessário consumir algo, ter, adquirir, ser dono. Esse pensamento doentio tem escravizado milhões de pessoas, voltadas apenas para trabalhar para acumular, trabalhar e acumular.... Mas realmente a essência de nossa existência é esta? Não vemos diversos famosos que tinham de tudo e acabaram morrendo por overdose de drogas e/ou excesso de bebidas?

Cantora: Amy Winehouse (1983 - 2011)
Cantora: Whitney Houston (1963 - 2012)
Fonte das imagens: http://www.abril.com.br/fotos/celebridades-morte-overdose/?ft=elis-regina-overdoseg.jpg




Com a introdução da internet tudo e todos ficaram conectados,com isso nota-se que este foi mais um meio de distanciar as pessoas próximas e aproximar as pessoas distantes. Tanto crianças quanto adultos tornaram-se psicóticas em ficarem conectados 24h por dia ( há exceções), e isso vem gerando um empobrecimento alarmante das relações socio-culturais entre as pessoas. Claro que há muitos casos em que este novo meio de comunicação foi muito benéfico, mas a maioria dos casos se mostraram com efeitos negativos.

Fonte: Google Imagens


Agora outro tópico importante a se comentar: A OBSOLÊNCIA DOS BENS MATERIAIS
Nesta era tecnológica na qual convivemos, é fácil perceber que praticamente todo dia uma nova tecnologia está disponível para venda, e o mesmo acontece com os produtos, todo dia há um novo celular, uma novo fogão, um carro com melhor desempenho, uma nova bicicleta, um novo tipo de alimento energético... os mais afetados por essa renovação diária dos produtos são as crianças e os jovens, que constantemente são bombardeados com milhares de propagandas.

Fonte: Google Imagens

Praticamente tudo o que é feito  pelas fábricas tem como objetivo satisfazer a ambição momentânea do consumidor e... ESTRAGAR. É comum nos depararmos com a situação em que um celular lançado na década de 90 funciona até hoje, e os modernos Smartphone's duram no máximo 3 anos ou até menos ( há exceções). Mas esse tempo de durabilidade tem se tornado o suficiente para muitas pessoas, que geralmente trocam seu celular com 3 meses de uso, porque a MARCA do celular lançou um novo aparelho capaz de CANCELAR O CAMPO GRAVITACIONAL DA TERRA E TE LEVAR PARA O ESPAÇO!! ( sentido figurado da frase). 

Fonte: Google Imagens

Será que realmente é necessário ficar nessa febre consumista? Realmente necessitamos de tudo o que compramos?
Bom para responder a essas perguntas faça algumas coisas:
  •  Liste todos os objetos em sua casa que passaram mais de dois dias sem serem utilizados;
  • Pegue seu celular ( provavelmente a maioria das pessoas tem pelo menos um) e veja quais as funções de fábrica que você não utiliza há alguns dias;
  • Observe no carro de passeio se realmente todas as funções e o desempenho médio são utilizados;
  • Verifique se todo o alimento que é comprado no supermercado é consumido;
  • Anote quantos canais de sua TV a cabo( se tiver) sua família assiste por dia;
Se você encontrou alguns objetos e/ou funções não utilizados ou consumidos, você está inserido dentre as milhares de pessoas que apresentam o mesmo caso de consumo excessivo dos bens materiais.
Poucos são os indivíduos que notam o quanto o capitalismo induz uma pessoa a estabelecer um determinado padrão para se conviver em uma "falsa harmonia" com a sociedade. Esses padrões regem o cotidiano de uma pessoa de tal maneira que definem desde o alimento que será consumido ao penteado de cabelo.
Fonte: Google imagens
Bom se temos o direito ao livre arbítrio temos a opção de nos impormos contra esse CONSUMISMO DITATORIAL. É fato que ficar fora desse meio nem sempre é fácil, pois nos encontramos em uma posição muito comoda. Para começarmos a nos desvincular desse meio de vida uma pergunta vital deve ser feita: 

AONDE SE ENCONTRA A SUA FELICIDADE?

Primeiramente, se sua felicidade se encontra no "ter" e não no "ser", você não precisa nem se esforçar para não ter bens supérfluos, pois você TERÁ. Agora se você se importa com o "ser", comece a observar bem ao seu redor, principalmente com as coisas que passam despercebidas em sua vida. Após encontrar sua razão de viver, comece a repensar todo o seu cotidiano e observar as pessoas ao seu redor que são de uma classe social mais baixa. Com certeza, nesse ponto você já rompeu o pensamento doentio da febre consumista, mas é praticamente impossível não ter nem uma caneta que você não utiliza, pois continuamos inseridos no meio capitalista.Portanto tenha a certeza de aproveitar cada minuto de sua vida da melhor maneira possível, sem magoar nem ressentir ninguém, sem prejudicar o próximo, pois só temos a chance de viver UMA VEZ e não duas.
Fonte: Google Imagens

Observação: O material exposto acima é um artigo de opinião, se você é contrário à alguma opinião exposta deixe seu comentário, afinal cada pessoa possui opiniões divergentes XD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário