Churrasco – Praticamente uma unanimidade, especialmente entre os estados do Sul e Sudeste. Não existe alguma referência sobre onde, quando e como foi criado, mas também é muito popular em países vizinhos.
Fonte: Google Imagens |
Arroz e Feijão – Tradicional combinação de muitos brasileiros no dia a dia. Também é encontrado em alguns países da América Central.
Fonte: Google Imagens |
Acarajé – O famoso “bolinho” da Bahia é popular no país inteiro. Há muitos recheios, e maior parte deles também é de ingredientes baianos típicos, como vatapá, pimenta, camarão e caruru.
Fonte: Google Imagens |
Fonte: Google Imagens |
Moqueca – Pode ser de peixe ou camarão, baiana ou capixaba. O que importa é que a Moqueca é uma das comidas mais pedidas por todo o Brasil.
Fonte: Google Imagens |
Caldeirada – É um prato encontrado nas zonas costeiras, que carrega diversos frutos do mar. O prato é feito à base de peixe e lhe é adicionado temperos como salsa, pimenta, cebola, alho etc.
Fonte: Google Imagens |
Paella - Uma comida feita com galinha caipira, pequi, calabresa entre outros alimentos apreciados na região norte do Brasil.
Tapioca ou beiju – Podendo ser doce ou salgada, a tapioca é de origem nordestina e é feita principalmente com a fécula extraída da mandioca.
Mugica de peixe – Um prato feito principalmente a base de peixe frito e mandioca, temperados com cheiro verde, pimenta do reino, sal, etc. Encontrado principalmente na região norte do país.
Paçoca de banana – Doce típico do estado de Rondônia é feito principalmente com banana da terra e coco.
Suco de açaí – É uma bebida muito energética, originada da região norte do Brasil, muito popular na maioria dos estados brasileiros. Seu principal ingrediente utilizado é o açaí.
Caxiri – É uma bebida tradicional dos indígenas de Roraima, na qual é preparada através da fermentação de vegetais do local. Torna-se uma bebida forte e alcoólica após sua fermentação.
Suco de cupuaçu – Bebida de sabor exótico, originária da região norte do Brasil, é preparada a partir da polpa do cupuaçu.
Vinho de Buriti – É uma bebida rica em vitaminas e proteínas, produzida principalmente nos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, maranhão e Piauí.
Maniçoba – De origem indígena e argentina, é um prato típico da culinária brasileira, onde seu preparo é feito a partir do cozimento de folhas de mandioca acrescidas de carne e outros ingredientes defumados e salgados.
Doce de Cupuaçu – Doce de sabor cítrico, feito a partir do fruto do cupuaçu, encontrado principalmente na região norte do Brasil.
Caruru - Com origem no norte do país, é feito a partir do cozimento de quiabo, camarão, castanha de caju, gengibre e temperos variados.
Mingau de banana - Muito consumido na região amazônica, é um prato doce feito a partir do cozimento de bananas da terra com leite condensado, tapioca de bolinha, leite de coco e café de sal.
Tacacá – Prato muito comum da culinária nortista é feito a partir do cozimento de tucupi (líquido retirado da mandioca brava), jambu, camarão, mandioca e tempero a gosto.
Cuscuz – Prato de origem árabe, podendo ser doce ou salgado, é feito a partir da farinha de cereais.
Quibe de macaxeira – Salgado típico da região norte do Brasil, é feito a partir de manteiga e o fruto da macaxeira.
Café com leite – De origem europeia, é uma bebida que varia o modo de preparo conforme a região em que se encontra. Feita principalmente de café e leite.
Panelada ou buchada de boi – Prato criado pelos escravos brasileiros, feito a partir do cozimento de bucho de boi conjuntamente com alguns vegetais.
Pato no Tucupi – Prato típico da culinária Amazônica é feito a partir do tucupi (líquido extraído da mandioca brava) com jambu. Pode ser acompanhado com arroz branco ou farinha-d’água de mandioca.
Carne de Sol – Típica do nordeste brasileiro, é uma carne feita a partir da desidratação da carne de boi feita a partir do tempero e da exposição ao sol. É usada em diversos pratos, que vão desde caldos à acompanhamentos.
Quibe cru ou assado – Com origem no Oriente Médio, é um bolinho recheado com carne, temperado com ervas, podendo ser servido cru, cozido ou frito.
Camarão ao Bafo – Muito apreciado na região sul do país, é um prato feito a partir do cozimento de camarões, sal e pimenta.
Tucunaré na brasa – Muito apreciado no estado de Tocantins, é um prato feito a partir da do tucunaré temperado com sal grosso, pimenta do reino e suco de limão, grelhado nas brasas.
Pescada de Gurijuba - Consumida principalmente no Pará e no Amazônia, é um prato frito, feito a partir da gurijuba (peixe) temperado com especiarias.
Pamonha – É um quitute brasileiro, comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins e em algumas cidades da região do nordeste. Podendo ser doce ou salgado, é feito a partir do milho verde ralado, leite, sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce.
Mungunzá ou canjica – É um doce originário da África, muito consumido no Nordeste. É feito a partir do cozimento da canjica acrescida de leite, leite condensado, leite de coco e especiarias.
Feijoada – Com origem portuguesa, é um prato que consiste no guisado de feijão preto com carnes salgadas de porco (ou bovina), normalmente acompanhado com arroz.
Vatapá – É um prato típico da Bahia, também muito frequente na culinária do Amazonas. Geralmente é feito a partir de pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Também pode ser preparado com frutos do mar ou carnes.
Feijão tropeiro – É um prato típico da culinária paulista, composto de feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos.
Angu – De origem brasileira, é uma prato muito consumido no estado de Minas Gerais, geralmente preparado com fubá e sal cozidos.
Fonte: Google Imagens |
Pizza – Apesar de ser considerada tipicamente italiana, tem sua origem nos egípcios e gregos. É muito consumida no estado de São Paulo, e é preparada geralmente com uma massa de farinha de trigo em forma de disco coberta por molho de tomate e algum tipo de queijo, carne ou vegetal.
Polenta – É um prato típico da Itália, feito à base de farinha de milho cozida, acompanhado por carnes ou vegetais.
Tutu de feijão – Sendo de origem brasileira é um prato típico de Minas Gerais e São Paulo. É feito com feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca ou de milho.
Xinxim de carne – É uma comida ritualística presente em vários rituais, como o candomblé. É feita com carne fresca e sal, rapidamente fritos no azeite dendê.
Chimarrão - É uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. Geralmente consumido no Rio Grande do Sul, é feito de erva-mate moída, adicionada de água quente.
Frango caipira – É uma receita tradicional da culinária mineira, geralmente preparado com galinha caipira temperada com especiarias (assada, frita ou cozida), acompanhada de pirão, arroz branco e feijão tropeiro.
Pirão - É um prato tradicional das culinárias de Angola e do Brasil feito à base de farinha de mandioca cozida na água que já foi utilizada para o cozimento de outros alimentos. É muito consumido na região sudeste do Brasil.
Açaí na tigela – Com origem no norte do país, é feito a partir do creme extraído do açaí. Geralmente é consumido gelado.
Fonte: Google Imagens |
Arroz carreteiro – Muito consumido no norte e sudeste do Brasil é feito a partir da fritura de carne seca e arroz, conjuntamente com alguns legumes e especiarias.
Fonte: Google Imagens |
Arroz com pequi – Originário da culinária sertaneja, é feito a partir do cozimento de arroz branco com pequi, com algumas especiarias.
Fonte: Google Imagens |
Bolo de macaxeira – Sendo uma comida típica da região norte, é feito a partir da macaxeira, margarina, ovos, açúcar, coco ralado, leite de coco e queijo.
Fonte: Google Imagens |
Buchada de bode – Prato típico da região nordestina do país, com origem portuguesa, feita a partir das entranhas do bode, temperadas e cozidas com o próprio estômago do animal.
Fonte: Google Imagens |
Sarapatel – De origem portuguesa, é um alimento típico da culinária de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. É feito a partir do cozimento de vísceras de porco e cabrito temperados com especiarias.
Fonte: Google Imagens |
Frango com quiabo - Prato típico da culinária mineira é feito a partir do cozimento de frango e quiabo, conjuntamente com alguns temperos.
Galinhada - Sendo um prato típico mineiro, consiste no cozimento de arroz e frango na mesma panela, conjuntamente com açafrão e tutu de feijão.
Fonte: Google Imagens |
Queijo coalho – É um tipo de queijo de fabricação típica no nordeste do Brasil. Como ele é resistente ao calor ele pode ser assado e tostado. Geralmente é muito vendido nas praias.
Arroz doce – É uma iguaria popular encontrada em praticamente todos os lugares, sendo feito a partir do cozimento do arroz em leite, açúcar e leite de coco.
Fonte: Google Imagens |
Caipirinha – Sendo uma bebida alcoólica de origem paulista, é composta de cachaça, limão-taiti, açúcar e gelo.
Fonte: Google Imagens |
Doce de sagu – O saguzeiro é de origem asiática, mas no Brasil geralmente é empregado na fabricação de doces. O doce de sagu é composto de vinho, leite, suco de uva, suco de laranja, suco de abacaxi, leite de coco e temperos ou com especiarias, gengibre e/ou ervas aromáticas.
Doce de caju com queijo – Sendo consumido principalmente em Minas Gerais, é um doce feito a partir da mistura de caju, açúcar e cravo da índia, acompanhado de queijo.
Fonte: Google Imagens |
Mingau de milho – Sendo um prato de origem asteca, é consumido praticamente em todo o Brasil, e é feito a partir do cozimento de leite com amido de milho e açúcar.
Bolo de fubá – De origem portuguesa, passou a ser um prato típico de Minas Gerais, feito a partir da farinha de milho, conjuntamente com ovos, leite, açúcar e fermento.
Fonte: Google Imagens |
Camarão frito – Geralmente muito utilizado na culinária costeira dos estados do Brasil, é feito a partir da fritura de camarão temperado com especiarias.
Fonte: Google Imagens |
Goiabada – É um doce típico da comida caipira consumido em quase todo o mundo. De fácil preparo é feito de goiaba, água e açúcar.
Cocada – É um doce tradicional da Angola, típico do Brasil, feito a partir de coco, leite, coco ralado, leite de coco e açúcar.
Purê de batata – Sendo um prato típico para acompanhamento de carnes e peixes, é feito a partir de batata cozida, manteiga, ovos e leite.
Costelinha – Consumida em praticamente todo o país, é um prato feito a partir da fritura de costelas de porco temperadas.
Fonte: Google Imagens |
Caldo de sururu– Sendo um prato típico do nordeste, muito consumido nos estados baiano, alagoano, sergipano, pernambucano e maranhense, o sururu se assemelha a uma ostra e é preparado a base de dendê e leite de coco.
Empadinha – Um salgado popular no Brasil e em Portugal consiste numa caixa de massa de farinha de trigo com recheio variado.
Fonte: Google Imagens |
Escondidinho - É um prato bastante popular no nordeste, feito com carne de sol, charque ou frango desfiado, coberto com purê de macaxeira, sendo temperado com manteiga de garrafa e gratinado com queijo coalho.
Pé de moleque – Um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura.
Fonte: Google Imagens |
Torresmo – De origem portuguesa, é um prato típico do Brasil, feito com pele de porco com gordura cortada em pequenos pedaços e fritos até ficarem crocantes. Geralmente é acompanhado de aguardente (cachaça).
Fonte: Google Imagens |
Cachaça – Sendo uma bebida alcoólica tipicamente brasileira, é consumida em praticamente todo o país, e é feita a partir da destilação do caldo de cana.
Filé a cavalo – Sendo uma receita de origem europeia, é um prato muito utilizado na culinária portuguesa e brasileira, composto basicamente por um bife com um ou dois ovos em cima, acompanhado de batatas fritas e salada.
Fonte: Google Imagens |
Brigadeiro – Tendo sua origem desconhecida, é um doce típico da culinária brasileira, feito basicamente de leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado.
Salada de frutas – É um prato muito comum à região sudeste do Brasil, e é composta de uma combinação de várias frutas picadas e temperadas com açúcar.
Quindim nordestino – Com origem no nordeste brasileiro, é um doce que tem com ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado.
Pão de cuca – Sendo um doce típico do Rio Grande do Sul, é um doce que leva trigo, açúcar, leite em pó e raspas de limão.
Fonte: Google Imagens |
Doce de Pinhão – Um doce típico do Paraná, feito com pinhão, bolacha de maisena, manteiga e açúcar.
Fonte: Google Imagens |
Fontes - Texto adaptado de :
- https://intravelturismo.wordpress.com/2010/09/17/comidas-tipicas-do-brasil/
- http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/culinaria-da-brasil-comidas-tipicas-da.html
- http://www.viajejet.com/comidas-tipicas-brasil/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal