quarta-feira, 7 de maio de 2014

Danças Brasileiras

Samba de roda
Originário das danças rituais africanas surgiu na Bahia no século 19, mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu.

Principais instrumentos utilizados: chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau.





Maculelê, Cateretê ou Catira
De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, é uma dança do folclore brasileiro encontrada principalmente no: Mato Grosso, norte do Paraná, Minas gerais, goiás, interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Principal instrumento utilizado: viola.




Frevo
Com origem no estado de Recife, é uma dança e um ritmo musical criado a partir da mistura da marcha, do maxixe e elementos da capoeira. Também encontrada em Pernambuco, é uma dança e música típica do carnaval.

Principais instrumentos utilizados: surdo e instrumentos de sopro.




Baião
De origem exclusiva nordestina, é uma dança e canto derivado de um tipo de lundu. O baião é restrito ao sertão nordestino.

Principais instrumentos utilizados: sanfona, triângulo, viola, flauta, zabumba.






Bumba meu boi ou boi-bumbá
É uma dança típica do folclore brasileiro, que surgiu no nordeste do país. Esta dança gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi, e é encontrada principalmente no Maranhão, em Pernambuco, no Piauí e no Amazonas.

Principais instrumentos utilizados: berimbau, atabaques, ganzás e caxixis.






Carimbó
É um gênero musical de origem indígena (índios Tupinambá), que recebeu outras influências, principalmente a negra. Encontra-se principalmente no Pará.

Principais instrumentos utilizados: tambores e maracás.





Chula
É uma dança típica do Rio Grande do Sul, bem semelhante ao Lundu sapateado. De origem portuguesa é uma dançada em desafio, praticada apenas por homens.

 Principal instrumento utilizado:  gaita.






Coco
Podendo ter sua origem na Paraíba, Pernambuco ou Alagoas, é um ritmo nordestino com influencia africana e indígena.

Principais instrumentos utilizados: ganzá, surdo, pandeiro e triângulo.





Congada
Com origem nas guerras dos escravos africanos no Brasil e também católica, é um ritmo musical que acontece em algumas regiões do sudeste e nordeste brasileiro, como também no Paraná, Minas Gerais e na Paraíba.

Principais instrumentos utilizados: viola, atabaque, e reco-recos.






Dança das fitas
É uma dança folclórica coreografada de origem europeia, muito comum no Estado de Santa Catarina. Toda a coreografia é realizada ao redor de um mastro central fixado no chão.

Principais instrumentos utilizados: viola e sanfona.






Fandango ou Marujada
De origem portuguesa e espanhola, o fandango é um gênero musical e coreográfico  gaúcho encontrada principalmente no Paraná, São Paulo e Rio grande do Sul.

Principais instrumentos utilizados: viola e sanfona.






Jongo, Corimá ou Caxambu
Encontrado principalmente na zona do Paraíba do Sul, Paraibuna e Paraitinga, é uma dança de origem africana, sendo essencialmente rural.

Principais instrumentos utilizados:  tambu, candongueiro, biritador(atabaque de couro) e angoiá(chocalho).




Lundu
Também conhecido como lundum, é uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos de origem angolana trazidos ao Brasil e de ritmos portugueses. É encontrado principalmente em São Paulo, Minas Gerais e na Ilha do Marajó (Pará).

Principais instrumentos utilizados:  viola, tambor e pandeiro.






Marabaixo
Com origem dos quilombolas (escravos africanos), é uma dança que representa a escravidão dos negros. É encontrado principalmente no Amapá.

Principais instrumentos utilizados: flauta e tambor.





Maracatu
De origem indígena, africana e europeia, é uma manifestação cultural da macumba pernambucana afro-brasileira. Sendo uma dança típica do nordeste, é encontrada principalmente em Pernambuco.

Principais instrumentos utilizados: surdo, instrumentos de sopro e viola.





Marujada de Bragança
Encontrada principalmente no nordeste do Pará, a marujada é de origem católica e está diretamente relacionada com os escravos africanos do Brasil.

Principais instrumentos utilizados: triângulo, pandeiro, reco-recos.






Pezinho
Sendo uma dança popular tipicamente gaúcha, o pezinho é de origem portuguesa. Constitui uma das mais simples e belas danças. É encontrada principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Principais instrumentos utilizados: viola e sanfona.





Quadrilha
É uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa e inglesa. Foi introduzida no Brasil no período colonial e faz parte das comemorações da festa junina.

Principais instrumentos utilizados: sanfona e triângulo.





Reisado ou Folia de Reis
É dança popular profana-religiosa de origem portuguesa, também conhecida como Folia de Reis. Instalou-se em Sergipe no período colonial, e seus temas variam desde amor à guerra.

Principais instrumentos utilizados: violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.






Siriá
Originária do município de Cametá, no Pará, é uma dança que retrata a comemoração dos escravos negros relacionada ao alimento que conseguiram encontrar nas praias (siri) no momento em que passavam fome.

Principais instrumentos utilizados: instrumentos de sopro, zabumba e chocalho.





Ticumbi
É a versão capixaba, étnica e ritualística da congada. É uma dança encontrada somente no Espírito Santo. Ela representa uma dança dramático-guerreira, que era praticada por negros.

Principais instrumentos utilizados: chocalho e pandeiro.





Xaxado
Encontrado principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco e Paraíba, é uma dança popular do sertão nordestino sendo originada das comemorações dos lampiões.

Principais instrumentos utilizados: sanfona, viola e pandeiro.




Texto adaptado - Fonte: Wikipédia
Imagens: Google Imagens

2 comentários:

  1. VIVA O BRASIL!!!!EM SUA CONSERVAÇÃO DE SUAS DANÇAS FOLCLÓRICAS!!! DE TANTAS INFLUÊNCIAS...PORTUGUESA, (EUROPÉIA) AFRICANA, INDÍGENA!!!!!PARABÉNS AOS GRUPOS E MESTRES!!!! e..viva a dnaça de RODA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. VIVA O BRASIL!!!!EM SUA CONSERVAÇÃO DE SUAS DANÇAS FOLCLÓRICAS!!! DE TANTAS INFLUÊNCIAS...PORTUGUESA, (EUROPÉIA) AFRICANA, INDÍGENA!!!!!PARABÉNS AOS GRUPOS E MESTRES!!!! e..viva a dnaça de RODA!!!!!

    ResponderExcluir