quinta-feira, 8 de maio de 2014

A cultura do Brasil é o Brasil do Futebol

Como a prática de qualquer esporte é capaz de influenciar na formação cultural, política e intelectual da sociedade?



Garotos com nome de jogador de futebol, adultos apaixonados por álbuns de figurinhas sobre o assunto, filmes e livros que relembram trajetórias de mitos do esporte mundial. Até que ponto vai a inter-relação entre as atividades esportivas e a cultura de uma nação? Como o futebol é capaz de interferir na formação social e intelectual no Brasil?

As histórias do vendedor André Augusto de Almeida, de 32 anos, e do publicitário Felipe Bores, de 26, ilustram bem esta febre. Estes "marmanjos" são verdadeiros fanáticos pelo futebol e expressam esta paixão de uma maneira inusitada. Eles são colecionadores de camisas de futebol. Juntos, possuem cerca de 600 exemplares. "O que me motiva a cada dia é comprar novos itens, é a vontade de ter uma coisa que eu não vou ver mais ninguém usando", afirma Almeida.

O casamento também faz uma tabela na música. Júnior, ex-jogador do Flamengo e agora comentarista de TV, tentou transferir o sucesso do gramado para o timbre nos microfones. Em 1982, antes da Copa do Mundo da Espanha, ele gravou "Voa Canarinho", que embalou o futebol-arte da época. "Todo jogador gostaria de ser um pouco cantor, e todo cantor gostaria de ser um pouco jogador de futebol", diz Júnior.

Bem entrosado, o assunto não poderia faltar à literatura. A produção de obras com enfoque no esporte surgiu em larga escala a partir do fim da década de 1990. Bom exemplo disso é o livro "Estrela Solitária: um Brasileiro Chamado Garrincha", de Ruy Castro, que conta a trajetória vitoriosa da carreira de Garrincha, uma lenda do futebol brasileiro, e seus deslizes.

Depois do boom da Internet, os blogs se tornaram uma ferramenta agradável para qualquer pessoa criticar, elogiar, sugerir, opinar sobre os mais diversos assuntos. Para José Maria de Aquino, jornalista e blogueiro, a tendência é o internauta peneirar os links de acordo com a qualidade.

Estas manifestações culturais demonstram o quanto o esporte está embutido no dia-a-dia das pessoas, desde os gestos mais simples. Seja em filmes, músicas, coleções, livros ou blogs, o esporte (e principalmente o futebol) ganha terreno na formação social do brasileiro e influencia a cultura de todo o país.
 
 
                                       País do Futebol - Mc Guime part. Emicida




Fontes:Video Youtube
http://www.abril.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário