quarta-feira, 7 de maio de 2014

JEITINHO MINEIRO

A cultura mineira é muito diversa, sendo uma das mais importantes do Brasil. Ela trás em si importantes patrimônios históricos do Brasil, sendo cenário de grandes representações artísticas.
Assim como em boa parte do território brasileiro, as tradições e costumes mineiros são resultados da fusão entre hábitos portugueses, africanos e indígenas, que se iniciou durante o processo de colonização. Essas influências culturais podem ser percebidas no artesanato, na culinária, nas danças típicas, nas músicas, na literatura, e no folclore, com as manifestações populares. Isso fez surgir este estado maravilhoso "Cheio de charme", um estado que soube utilizar suas influências, atrair olhares e se tronar uma sociedade tão diversa porém, muito autêntica.


Fonte: Google Imagens



Fonte: Google Imagens




O tradicional frango com quiabo, o angu, o pão-de-queijo e as demais delícias mineiras, preparadas com todo carinho no fogãozinho à lenha, criam um ambiente gostoso e agradável, propiciando um clima acolhedor, que atrai pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo


Fonte: Google Imagens - Benzedeira


Outra característica marcante presente no estado é a medicina popular, que com seus chás, simpatias, banhos e benzeções busca solucionar problemas de saúde e espírito.





Fonte: Google Imagens
Minas reúne um enorme acervo arquitetônico e artístico do período colonial preservado em suas cidades históricas como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo, verificado pelas obras em estilo Barroco, nas quais se destacam os trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Mestre Ataíde.
Fonte: Google Imagens






Fonte: Google Imagens - Carlos Drummond
Foi de minas que surgiram muitas das maneiras de se enxergar o mundo, o Brasil e o próprio estado, através de grandes escritores como Carlos Drummond de Andrade. Nasceram ideias de liberdade que se espalharam pelo Brasil. Foram incorporados e criados pratos que descrevem o sabor e a delícia do estado. Surgiram, pelas mãos de Aleijadinho, formas de representar o mundo. O sonho do homem voar surgiu da criação de Santos Dumont, além dos grandes feitos de Pelé no futebol.

Minas possui uma extensa listagem de bens materiais reconhecidos pela UNESCO, na Lista do Patrimônio Mundial. Além de outros, que participam da esfera nacional através do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional). Esses patrimônios são representados por conjuntos arquitetônicos, igrejas, capelas, imagens sacras e conjuntos paisagísticos.

Fonte: Google Imagens

O jeitinho mineiro de ser, é muito mais do que um jeito tranquilo e agradável de se falar. É o jeito de se expressar, de se fazer representar. Ele vai além do tradicional pão-de-queijo, das diversas igrejas e imagens tombadas pelo patrimônio cultural, vai além da arquitetura. Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram construindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.


Texto Adaptado
Texto Original - Cultura mineira- Fonte: Portal Online do Governo de Minas












Nenhum comentário:

Postar um comentário